Teatro Municipal


Localização: Praça Ramos de Azevedo, s/n°

Inauguração: 1911

História: Os funcionários já avistaram fantasmas no palco ou pessoas com vestuários de 1.900 nos camarotes. Também já ocorreram relatos de som de uma orquestra no palco e o avistamento de cantores de ópera em um de seus camarins.


                               

 
 Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo foi construído com a acústica especialmente planejada para receber óperas e grandes musicais. Foram oito anos, quatro milhões e meio de tijolos, setecentas toneladas de armadura de ferro, cinquenta toneladas de ferro fundido e custou quatro mil e quinhentos contos de réis. 


 

Em sua inauguração foi apresentada a ópera Hamlet. Foi uma obra maravilhosa e muito apreciada na época, mas foi somente em 1922, na semana de arte moderna, que ele foi realmente reconhecido como uma real obra de arte arquitetônica. 


 

Em 1985, por causa de um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o Theatro foi fechado. Não se sabe direito o motivo, mas dizem que em seu aterro que serviu de base para a construção era antigamente um pedaço de um abrigo para gatos. O que havia restado do abrigo foi removido na década de sessenta, já que na temporada de 1966 os gatos miavam tão alto que o barulho era mais alto que a própria música. Os funcionários do Theatro dizem que ainda pode se ouvir a gritaria dos gatos que supostamente foram soterrados para a construção. 
 

 

Como dizem por aí, todo bom teatro tem um bom fantasma. E não seria diferente com nosso Theatro. Os guias e funcionários do Theatro relatam várias aparições de assombrações. Os que trabalham a noite dizem que ouvem o dedilhar de músicos no piano, luzes acenderem, movimentos nos camarins e até cantores apresentando seus números no palco.


                                   

Um funcionário afirmou ter visto pessoas nas vestes da época da inauguração da obra andando pelo local, como se estivessem esperando começar uma apresentação, os camarotes estavam cheios de burburinhos. 



O que dizem é que muitas pessoas que morreram e amavam o que faziam ainda se apresentam nos palcos daquele lugar que mais gostaram de estar, então isso quer dizer que o Theatro era muito amado, pelo tanto de fantasmas que dizem ter visto por ali.